Categoria dos Cursos

CURSOS INFANTIS

Coordenado pela professora Renata Teixeira Calado Koury, é dividido em três etapas: Musicalização Bebês (8 meses até completar 2 anos de idade), Musicalização infantil (crianças de 2 aos 6 anos de idade) e Iniciação ao Instrumento (dos 7 aos 11 anos), todas as etapas com classes para cada faixa etária.  Com aulas semanais, em salas apropriadas e professoras especializadas acompanhadas de auxiliar, o objetivo do curso em primeira estância é desenvolver a musicalidade das crianças através da vivência musical. Depois, a partir da escuta orientada, do desenvolvimento sensorial auditivo, de movimentos corporais, canções folclóricas e pedagógicas, jogos e brincadeiras, chegar a alfabetização musical, através da leitura e escrita tradicional e contemporânea. Nesta segunda etapa, são introduzidas aulas individuais de instrumento, além das coletivas.

CURSO FUNDAMENTAL (instrumento ou canto)

Curso de formação básica para alunos com idade mínima de 11 anos, segue conteúdo programático composto de disciplinas práticas e teóricas que irão preparar o aluno com solidez, inclusive garantindo acesso para o curso técnico profissionalizante.  As disciplinas distribuídas em três aulas por semana, são: instrumento ou canto (a escolha do aluno), teoria & solfejo, repertório (Prática de banda) e coral. A duração do curso varia de 6 a 8 semestres dependendo do instrumento e desempenho de cada aluno.

CURSO TÉCNICO DE INSTRUMENTO MUSICAL

Curso profissionalizante com 3 anos de duração e 860 horas divididas em diversas disciplinas obrigatórias que irão qualificar e habilitar o aluno para o mercado de trabalho com DIPLOMA OFICIAL (MEC) e carteira da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil). Para o ingresso no curso técnico, o candidato deverá prestar uma avaliação prática e teórica,  caso não tenha feito o curso fundamental no próprio conservatório e ter concluído ou estar cursando o ensino médio regular.
As disciplinas: prática instrumental, instrumento complementar, história da música, história da música brasileira, canto coral, percepção, harmonia, noções de composição e arranjo, linguagem e estruturação musical, análise, prática de conjunto (banda ou música de câmara).

CURSO TÉCNICO DE CANTO

Curso profissionalizante com 3 anos de duração e 860 horas divididas em diversas disciplinas obrigatórias que irão qualificar e habilitar o aluno para o mercado de trabalho com DIPLOMA OFICIAL (MEC) e carteira da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil). Para o ingresso no curso técnico, o candidato deverá prestar uma avaliação prática e teórica, caso não tenha feito o curso fundamental no próprio conservatório e ter concluído ou estar cursando o ensino médio regular.
As disciplinas: prática vocal, fisiologia da voz, noções de artes dramáticas, instrumento complementar, história da música, história da música brasileira, canto coral, percepção, linguagem e estruturação musical, análise, prática de conjunto (banda ou música de câmara).

CURSOs DE FORMAÇÃO TEÓRICA

Curso composto pelas disciplinas de Teoria, Solfejo e Percepção Musical, sem a prática instrumental. É destinado àqueles que buscam apenas a formação teórica por já cursar instrumento em outra instituição ou com professor particular. Aulas semanais, em grupo, com 3 horas de duração em período noturno.

CURSOS LIVRES

São curso de instrumento ou canto que seguem um conteúdo programático mais flexível, sem prazo para concluir os módulos e os alunos não são submetidos à avaliações periodicamente como nos cursos fundamentais. Também não inclui as aulas de teoria & solfejo, apenas as aulas de prática individual, uma vez por semana.

CURSO DE INSTRUMENTO COMPLEMENTAR

Curso livre destinado a alunos que já cursam seu instrumento (fundamental ou técnico) e querem adquirir também conhecimento em outro instrumento, como complemento de seus estudos musicais. O programa pode ser flexibilizado de acordo com a necessidade do aluno, com opção de não seguir calendário de avaliações semestrais, nem as disciplinas teóricas, uma vez que já as tem no curso de base.

CURSOS DE EXTENSÃO

Cursos livres porém regulares de curta ou média duração que visam alguma formação específica para a extensão do conhecimento. Com aulas em grupo, geralmente com encontros mensais.

OFICINAS

Cursos em formatos temporários, com aulas em grupo, temas diversos e durações que variam de 4 a 30 horas em sua maioria. Ministrados por docentes do próprio conservatório e ou convidados especiais, são conferidos aos participantes certificados de participação.

Informe-se sobre todas as oficinas e workshops que estão acontecendo clicando em “Fique por Dentro” no menu principal.